Sonoplastia

Sonoplastia - Qual a importância da sonoplastia no espetáculo?

Bom, aqui estou novamente, só que desta vez, abordando um tema que é necessário se pensar antes de iniciar um trabalho de sonoplasta. Qual a importância de se fazer isso em um espetáculo teatral?

A sonoplastia é capaz de preencher alguns buracos, dar sentido a alguma cena que precisa de algo a mais para concluir a espaço dramático, como por exemplo um som de restaurante quando duas pessoas estão conversando em um, sem ser necessário haver um outro personagem para interpretar um garçom. E com ela podemos também, dar um ritmo a apresentação, fazendo uso de músicas que por exemplo, vão subindo de intensidade à medida que o clímax da obra vem chegando. Além dessas situações há muitas outros casos em que a falta da sonoplastia, é perceptivelmente notada.

Ela age em paralelo com a encenação e deve haver, mais que tudo, uma concordância do o que está sendo encenado com o que está sendo tocado. É muito comum vermos sons totalmente inadequados para a situação que está sendo encenada. E isso acontece muito quando há a utilização de músicas apenas pelo ritmo e o tom, pois deve-se prestar atenção na letra também. Ou até mesmo o inverso, a letra condiz com o momento mas tem um ritmo fora do esperado. Por esse motivo que juntamente com grupo, como falei em uma postagem antiga, optamos pela utilização de músicas unicamente instrumentais, sem letra.


Jefferson Moreira - Sonoplasta

24/10


------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sonoplastia - Edição


Bom galera, caso haja a necessidade de utilizar algum áudio que não seja possível ser ao vivo, utilizarei o Sony Vegas. Ele, além de ser um ótimo editor de vídeo, possui muitas ferramentas para a edição sonora.

Já tive algumas experiências com ele no ano passado, quando fiquei responsável pela edição do curta-metragem, O Veneno das Palavras. O Vegas mostrou-se muito fácil e prático quanto a execução de suas funções, e qualquer um é capaz de editar nele sem grandes complicações. 

Podemos observar no programa, grandes qualidades como a capacidade que ele tem de melhorar a qualidade das músicas, pois ele tem uma ferramenta para aumentar a taxa de bits do áudio dando uma melhor qualidade final à edição. Encontramos também, formas de suavização do início e término do áudio, deixando tudo de forma "redondinha". Com ele podemos salvar o projeto nos mais variados formatos existentes, possibilitando uma maior flexibilidade para com o áudio.





Jefferson Moreira - Sonoplasta

10/10
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sonoplastia - Como iremos provocar e compor?




Na obra Olga, com o acordo de todos integrantes, vamos desenvolver o áudio de forma própria, ou seja, serão composições do grupo, tanto instrumentais como também as letras, ressaltando que na maioria das vezes será somente instrumental. Procurando assim, em todas as composições adequar a melodia correta para a cena que está sendo encenada. Dando um toque melancólico em cenas que se é possível extrair a tristeza, ou até mesmo a tragédia por completo. Ou dando um tom mais alegre quando se é possível esse ato.


Visamos esse conceito justamente pada dar o tom correto, do nosso ponto de vista, à cada cena. Pois, entramos em acordo que é melhor do que escolher músicas aleatórias que, por muitas vezes, possuem o tom adequado, mas a letra atrapalha o sentido da cena naquele momento ou vice-versa. 


Os ensaios estão acontecendo uma vez por semana no Ariel's Music Studio, onde contamos com uma grande gama de instrumentos à disposição da composição. Procuraremos compor músicas um pouco mais clássicas, como o do seguinte filme, que estamos utilizando como inspiração:





Jefferson Moreira - Sonoplasta

10/10

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ariel's Music Studio


Primeiro encontro no Ariel's Music Studio, onde os músicos tecnocênicos se reuniram para as composições da trilha sonora da peça. Saíram duas músicas, ambas do primeiro ato, neste primeiro encontro. Foram 2 horas bem produtivas.
Mais umas composições, ensaios e incrementos e tudo dará certo.




03/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário